Madre Fabíola Rusczyk

Eleita no Capítulo Geral de junho de 2002, 1ª brasileira no cargo, fato inédito e de grande importância para as Províncias Brasileiras.

Madre Fabíola Ruszczyk, nasceu em Guarani das Missões no Rio Grande do Sul; é a primeira brasileira para o governo geral da Congregação. Aos dois anos de idade ficou órfã de mãe e foi criada e educada pela bisavó e por seus tios, em ambiente de valores e vivência cristã; sentiu muito cedo o chamado de Deus e ingressou na Congregação, onde deu continuidade aos estudos científicos, formação humana e religiosa; fez sua primeira profissão aos 08 de janeiro de 1951.

Na Província Menino Jesus exerceu as atividades de: Professora, Diretora do Ensino Médio, Mestra de Noviças, Mestra de junioristas, Secretária e Superiora Provincial, por três mandatos. Exerceu também a função de Vice Geral de 1996 a 2002, tornando-se conhecida e admirada pelas Irmãs das Províncias Polonesas, por suas qualidades, seu espírito de grande fé e oração, sua humildade e simplicidade, comunicação e liderança. No Capítulo Geral de junho de 2002 foi eleita Superiora Geral da Congregação e no Capítulo de 2008 foi reeleita, cargo que vem exercendo com muita dignidade e eficácia, até a presente data.

De descendência polonesa, domina muito bem a língua, o que lhe facilita no trabalho da direção geral da congregação que está presente nos Países: Polônia, Rússia, Bielorússia, Ucrânia, Itália e Brasil.

Com a presença da Madre Fabíola no governo geral da Congregação, as Províncias Brasileiras sentiram-se mais seguras e amparadas; e para todas as Irmãs do Brasil é uma grande alegria e muita honra o fato de estarmos dignamente representadas na Sede Geral da Congregação.