CARISMA, MISSÃO E ESPIRITUALIDADE DA CONGREGAÇÃO

Num primeiro momento podemos dizer que o Carisma da nossa Congregação é JESUS CRISTO DA SAGRADA FAMÍLIA DE MARIA: POBRE E CRUCIFICADO.

A nossa missão é: deixar que Jesus Cristo da Sagrada Família de Maria, pobre e crucificado, tome conta de nossa vida e que Deus continue o seu envio através de nós. A missão é o próprio Jesus Cristo; nós somos canais, instrumentos. Testemunhar é deixar o Cristo aparecer, como fez João Batista. Devo testemunhar o Cristo através da minha vida.

A nossa Espiritualidade tem por base: devoção a Nossa Senhora, obediência à vontade do Pai, amor à Eucaristia, espírito de família, acolher a todos com alegria, confiança na Divina Providência, humildade e simplicidade, atenção para com os pobres e necessitados, espírito de penitência.

Para vivermos com seriedade o espírito da nossa Congregação precisamos permanecer no vigor inicial, voltando sempre ao entusiasmo originário sem esquecer o "toque do primeiro amor."

 

O ESPÍRITO DE FAMÍLIA DA SAGRADA FAMÍLIA

Conforme o nosso fundador Zygmunt Felinski, a Congregação das Irmãs da Sagrada Família deve viver como a Família de Nazaré.

Esta maneira de agir tem sua inspiração em São José e Nossa Senhora, tendo Jesus como centro de tudo.

As Irmãs devem dedicar amor especial ao espírito de acolhida, diálogo, delicadeza, atenção e compreensão para com as pessoas com as quais trabalham e convivem.

Procuram também com esta atitude responder positivamente a este mundo onde os lares estão cada vez mais divididos e desintegrados. Isto dá vida à identidade de consagradas a Deus e ajuda a crescer e assumir a radicalidade de Jesus, exercitando a humildade, a simplicidade e a laboriosidade.

Seguindo as inspirações do Fundador Zygmunt Felinski, as Irmãs são convocadas a traduzir em gestos concretos as virtudes da Família de Nazaré. Ele foi um grande exemplo, pois estava sempre pronto para prestar cuidados à Congregação por ele fundada e às famílias da sua época, principalmente às que mais precisavam de auxílio e proteção.