NOSSA CONGREGAÇÃO

   Somos a Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família, fundada pelo Sacerdote polonês, hoje Bem Aventurado ZYGMUNT FELINSKI, em Petersburgo - Russia, no dia 27 de dezembro de 1857.

  A Congregação iniciou sua expansão missionária em terras estrangeiras, em 1906. O Brasil foi o primeiro País que acolheu as missionárias vindas da longínqua Polônia.

O grupo pioneiro formado pelas Irmãs: Sofia Ulatowska, Edviges Dudek e Maria Grzegorzewicz, desembarcou no Porto de Paranaguá, no dia 01 de março de 1906 e estabeleceu-se no atual Bairro de Orleans - Curitiba.

Com a chegada das Irmãs, o campo missionário foi se ampliando, surgiram novas frentes de trabalho que exigiam "mais operários". Por esse motivo, mais dezessete grupos de Irmãs vindas da Polônia se juntaram ao primeiro somando um total de 49 religiosas "aventureiros de Deus" que optaram pelo serviço de evangelizar fora das fronteiras de sua terra natal.

Fiéis ao carisma e espiritualidade originais da Congregação, as Irmãs puderam perceber a expansão da Congregação no Brasil, havendo, portanto, necessidade de oficializar a sua organização.

No ano de 1909 as Irmãs receberam, com muita alegria, a visita da Superiora Geral, Madre Sofia Koncza, pessoa imbuída de grande ardor missionário e espírito empreendedor. Percebendo o empenho das Irmãs pela expansão do trabalho realizado, Madre Sofia constituiu provisoriamente um governo provincial para o Brasil, assim constituído: Superiora Provincial: Madre Sofia Ulatowska, Conselheiras: Ir. Gertrudes Walkowiak, Ir. Maria Ptak, Ir. Benedita Baran e Ir. Longina Tyrcz.

No ano de 1911, dia 10 de fevereiro, foi oficialmente criada a PROVÍNCIA MENINO JESUS, com sede em Curitiba e iniciado também o Noviciado para a formação das novas Irmãs.

Nesse período a Província contava com 05 comunidades, 21 Irmãs e algumas vocacionadas brasileiras.

Em 1967 havia 60 comunidades na Província e foi necessário o seu desmembramento em outra Província, a de São Francisco de Assis, com sede em Erechim, que abrangeu os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Hoje a Província Menino Jesus é constituída por 41 comunidades, espalhadas pelos Estados do Paraná, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal, atuando na Educação, Assistência Social, Saúde, Pastoral, Seminários e Confecção de Paramentos Litúrgicos.

Atenta aos sinais dos tempos e aos apelos da Igreja, a Província procura responder com atitudes de fidelidade criativa, vivendo e atualizando o seu Carisma, como expressão da própria espiritualidade, investindo no aprofundamento do "ser consagrada" através de Retiros, Encontros, Formação permanente, em sintonia constante com a vontade de Deus e a evolução dos tempos.

No dia 17 de maio de 2003, a Província inaugurou a Casa de Retiros Sagrada Família, sonho acalentado durante muitos anos, para dar condições de realização do Retiro Anual num clima de harmonia, silêncio e paz favorecidos pela natureza exuberante que a cerca.